Fichamento do Ano


A gente chega no fim do ano, olha pra trás, e tem dificuldade de entender quanta coisa aconteceu. Isso vai ser cada vez mais comum. O volume de informações que a gente vem consumindo nos transporta para uma dimensão além do tempo, que faz com que a organização dos eventos internos se confundam com o emaranhado de emoções que nos são instigadas cotidianamente.


Essa onda crescente de burnouts e os acessos de pânico, bem como a insônia e a ansiedade, tem relação direta com a nossa precária gerência de economia mental, Uma ignorância aguda acerca das nossas reais necessidades internas, e a carência de ferramentas que nos permitam a apaziguar as consequências de nossos hábitos e, claro, reconhecer sua nocividade e então altera-los.


No meio de toda bagunça, ninguém sai incólume. Mas o praticante de registros sistemáticos tem uma linha do tempo particular. Em que ele é o editor, e posteriormente o leitor.


Nesse último programa do ano eu venho com uma dica: façam fichamento de seus diários . Fichamentos de suas próprias vidas particulares. Um índice remissivo do seu ano, uma retrospectiva de sua jornada solar. Uma ou duas páginas que contenham os principais momentos desses 12 meses e que você tenha total liberdade para selecionar o que é relevante para você de acordo com seus filtros pessoais, com suas referências, e não por apelo social, ou por algum algoritmo de aplicativo Que selecione momentos com base em curtidas e visualizações.


Um índice dos seus momentos em família, dos seus romances, das suas viagens, dos livros que você leu e do que você aprendeu. Dos amigos que você fez e das pequenas vitórias que só você sabe. Porque as grandes já estão estampadas em todo lugar.


É isso: você não precisa passar a vida a limpo, mas é legal poder contemplar os acontecimentos além da tela . Aquilo que realmente se manifesta e pode ser descrito, diferente de emoções engatilhadas num Memê de acesso instantâneo - aquilo que chamamos de “refrigerante existencial“…


Rememore-se & celebre novamente tudo aquilo que faz sentido, todo o caminho que te trouxe até aqui. Mais do que um resumo do ano, é um culto ao próprio legado. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ABRALAS

A Construção do Corpo Moral

Integração & Integridade