Desencanto: o Pé que Erra o Passo

Quando eu estive no seu lugar eu também não desconfiei. Aceitei como boa vontade os conselhos que me eram quase que impostos, acreditando que aquilo era mesmo espiritualidade. Esse quê de exclusividade que nosso ego aprecia e nem nos damos conta.
A gente tem essa mania de querer deixar de enxergar as pontas soltas daquilo que nos encanta, e talvez a palavra seja essa mesmo: encantamento. Um deslumbre sutil reforçado por palavras enfeitadas que dizem muito nas entrelinhas, indiretas certeiras que dardejam o dissonante.
O problema do encanto é que, tal como a confiança, uma vez estilhaçado nunca se recompõe pleno. São os cacos de um espelho que se perdem entre o assoalho e faz do que era uma superfície límpida fractais diversos.
Mas, assim como frente ao espelho raramente nos confrontamos de verdade, também nunca imaginamos que essas situações podem ocorrer conosco. Aliás, preferimos desacreditar e não pensar muito no assunto, como fazemos com quase tudo que nos tira da nossa zona de conforto. Forjamos uma ingenuidade e fingimos que é sincera, que estamos sendo honestos conosco mesmo, que a gente realmente acredita nas histórias que nos são contadas e nos feitos miraculosos que alardeiam para cima de nós. É quase crível.
Mas essa não é uma crítica. É apenas um posicionamento público. Como eu te disse, eu estive no seu lugar, e não penso em revelar certos arcanos que me foram abertos. Tem assuntos que são mais úteis mortos. Sei lá, acho que seria antiético com essa ingenuidade da qual falamos, cada um tem seu tempo e a sua vivência. Às vezes nós precisamos mesmo de um propósito para viver, e vale a pena,mesmo que nos custe algumas verdades.
O meu conselho, apesar de tudo, é que você não deve desistir. Tudo o que nos faz bem é válido nessa vida, e assim deve ser vivido com intensidade. Há um momento, no entanto, em que algumas coisas deixam de fazer sentido. Os ônus pesam mais e já não somos capazes de fingir indiferença. Este é um ponto sem retorno e insistir em algo que se tornou vazio é perder tempo deliberadamente. Espero que você entenda o meu ponto e espero não magoar as suas crenças. Sobretudo, espero que suas crenças sejam suas mesmo e não as de outrem. É uma decepção tremenda cair, olhar para trás e ver que tropeçou por que estava andando com os sapatos dos outros.
Enfim, boa caminhada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ABRALAS

METACONSCIÊNCIA

Da Limpeza Energética & Da Lucidez